sábado, 16 de agosto de 2014

INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.
Na deficiência da Lactase, a lactose não digerida passa ao intestino grosso, originando diarreia fermentativa e outros transtornos digestivos (flatulência, indigestão, azia e intestino irritável). A deficiência na produção desta enzima pelo nosso organismo é a causa principal da intolerância à lactose.

SINTOMAS

Os sintomas da intolerância à lactose se concentram no sistema digestório e melhoram com a interrupção do consumo de produtos lácteos. Eles costumam surgir minutos ou horas depois da ingestão de leite in natura, de seus derivados (queijos, manteiga, creme de leite, leite condensado, requeijão, etc.), ou de alimentos que contém leite em sua composição (sorvetes, cremes, mingaus, pudins, bolos, etc.). Os mais característicos são distensão abdominal, cólicas, diarreia, flatulência (excesso de gases), náuseas, ardor anal e assaduras, estes dois últimos provocados pela presença de fezes mais ácidas. Crianças pequenas e bebês portadores do distúrbio, em geral, perdem peso e crescem mais lentamente.

TRATAMENTO

A intolerância à lactose não é uma doença. É uma carência do organismo que pode ser controlada com dieta e suplementos. No início, a proposta é suspender a ingestão de leite e derivados da dieta a fim de promover o alívio dos sintomas.

LACTASE EM CÁPSULAS 

Cápsulas de lactase podem ser usadas por qualquer pessoa com Intolerância a Lactose? Não existe restrição para o uso, pois essas cápsulas não são um remédio e sim um suplemento nutricional. Este tipo de enzima não possui efeitos colaterais e pode ser usada diariamente sempre que você ingerir produtos lácteos.

Quantas cápsulas devo usar? Depende. A pergunta parece fácil, mas a resposta é mais complexa do que se imagina. A lactase não é um remédio, ou seja, seu médico não irá prescrever uma determinada dose para o seu caso específico. Entre alguns dos fatores que estão em jogo para determinar a quantidade de lactase que você necessitará ingerir estão:
• A quantidade de lactase que seu organismo produz
• A quantidade de lactose que você irá ingerir
• A sua capacidade de digestão de alimentos

Sendo assim, o suplemento de Lactase em alguns momentos funciona perfeitamente e em outros não.

Onde posso comprar os suplementos de lactase?
Na Prata Fórmula 

IMPORTANTE

O texto acima foi elaborado com base em estudos científicos, porém salientamos que o conteúdo é apenas de caráter informativo. Antes de adquirir e fazer uso do produto é importante consultar um profissional habilitado (seu médico ou nutricionista).
Envie um e-mail para a farmacêutica graciana.neumann@gmail.com ou entre em contato com a Prata Fórmula pelo telefone (54) 3242.3311

Mais informações:
www.prataformula.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário