segunda-feira, 15 de setembro de 2014

INTESTINO PRESO? NÃO!


O intestino preso, também conhecido como prisão de ventre é uma doença que pode ser provocada pelo consumo insuficiente de fibras.

Mas, muitos fatores são importantes para manter o bom funcionamento do nosso intestino e prevenir doenças de origem gastrointestinal.

Só se considera um quadro típico de constipação, quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana e/ou o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo. Algumas pessoas se queixam de que o intestino não funciona regularmente em ambientes estranhos, ou quando quebram a rotina, como ocorre durante as viagens, por exemplo. Essa alteração, porém, costuma desaparecer tão logo a pessoa retoma suas atividades habituais. A constipação é um transtorno mais comum nas mulheres, especialmente durante a gravidez, nas crianças e nos idosos.


Causas

As causas mais comuns da prisão de ventre costumam ser a dieta pobre em fibras, a pequena ingestão de líquidos, o sedentarismo, assim como o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados. Não atender à urgência para evacuar, quando ela se manifesta, também pode comprometer o funcionamento regular dos intestinos.


Intestino preso engorda?

O intestino preso pode sim colaborar para o ganho de peso, pois é no intestino que ocorre a absorção do que pode ser aproveitado pelo organismo, e isso inclui as gorduras. Então, o ideal é que os alimentos possam circular naturalmente.

Procure manter uma alimentação equilibrada e rica em legumes, frutas e verduras. Assim, você irá colaborar para o bem estar do seu corpo.


Tem que tomar cuidado!

Um bom trânsito intestinal necessita de um consumo regular de fibras. Esse consumo vem sendo muito prejudicado devido ao crescimento do consumo de produtos industrializados.

Os alimentos quando são processados acabam perdendo a maior parte de seus nutrientes, as fibras, são um deles. Por isso, sempre que possível é muito importante tentar substituir os alimentos industrializados e sempre que forem consumidos se atentar aos rótulos para saber a quantidade de fibras disponíveis em cada um deles.


Como prevenir o intestino preso

O funcionamento regular do intestino depende de alguns fatores fundamentais, dentre eles estão: a ingestão regular de água, o consumo de fibras e a prática de atividades físicas.


Fontes naturais de fibras (Uso de probióticos e prebióticos)

As fibras podem ser facilmente ingeridas através de frutas, legumes e verduras. Dentre as frutas estão o mamão, o tamarindo, a laranja, a ameixa, a manga. Já nos legumes as folhas em geral. Todos, alimentos in natura e ricos em fibras e micronutrientes, possuindo ainda um valor relativamente baixo de densidade energética.

Os cereais integrais também são fontes ricas em fibras, como por exemplo o arroz integral, o centeio, a aveia, as sementes de linhaça, o farelo de aveia e trigo, dentre outros.
A constipação intestinal, ou prisão de ventre, é um problema que atinge grande parte da população mundial, principalmente as mulheres. Visando auxiliar na solução desse problema muitos alimentos estão sendo enriquecidos com os chamados pre e probióticos, mas nem todos conhecem a verdadeira função dessas substancias no organismo.

Consulte nossa lista de probióticos e prebióticos. Maiores informações 54 3242.3311

Nenhum comentário:

Postar um comentário