sábado, 13 de setembro de 2014

WHEY PROTEIN É SÓ PARA ATLETAS? DESVENDANDO O MITO...


O QUE É WHEY PROTEIN
Whey protein é a proteína do soro de leite, ou seja, é aquele líquido transparente que sobra quando o leite coagula na produção do queijo. Este líquido é transformado em pó e comercializado como um suplemento proteico de rápida absorção.

OS TIPOS DE WHEY
Whey Protein Concentrado: Existem bons Whey Concentrados, mas devemos tomar um cuidado com o que se compra, porque existem vários no mercado com qualidade péssima, principalmente porque o Concentrado pode fornecer de 29 a 89% de proteína, dependendo do tipo e da qualidade. Quanto menor for a parcela de proteína concentrada, maior será a quantidade de gordura e lactose. É mais utilizado em receitas porque tem baixo custo. Não é indicado para intolerantes à lactose. É a forma mais barata de Whey, rica em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, permitindo consequentemente a liberação de componentes bioativos responsáveis pelo crescimento muscular e recuperação.
Whey Protein Isolado: Conhecido pela sua pureza, por conter aproximadamente 90%+ de proteína em sua composição. Como se isto não bastasse, a maioria dos Wheys Isoladas são 0% de gordura e com menos de 1% de lactose, sendo assim a minha indicação para quem é intolerante à lactose. Possui todas as vitaminas e mineras do leite, além de todos aminoácidos essenciais e não essenciais. Sua digestão é considerada excelente.
Whey Protein Hidrolisado: Este tipo de Whey possui as cadeias de proteínas quebradas em menores segmentos, os peptídeos, tornando-o mais fácil e rápido ainda de ser digerido. Pode conter traços de gordura, carboidratos e minerais. Necessita de muitos litros de leite para ser confeccionado, o que eleva seu custo.

ENTENDENDO AS PROTEÍNAS E O WHEY
O Whey protein é um dos mais famosos suplementos alimentares comercializados e ingeridos no mundo fitness por ser considerado uma proteína completa de alto valor biológico e rápida absorção. Mas o que isto significa? Vamos lá..

Quando comemos uma fonte de proteína, nosso corpo utiliza 20 aminoácidos, que são os componentes que formam as proteínas, para reparar os ossos, músculos, órgãos e praticamente todos os tecidos do corpo humano. Quando uma fonte de proteína possui 9 aminoácidos essenciais, que são os aminoácidos que o nosso corpo só consegue obter a partir de alimentos, esta fonte de proteína é considerada uma proteína completa.

PROTEÍNAS COMPLETAS
Alimentos como carnes, laticínios, ovos e alguns vegetais como quinoa são proteínas completas. Por outro lado, a maioria dos legumes, arroz e amidos em geral não são proteínas completas justamente porque falta um ou mais dos aminoácidos essenciais em seus compostos químicos.

BENEFÍCIOS DO WHEY PROTEIN
HIPERTROFIA E A FORÇA
Diversos estudos científicos apontam a ligação do consumo do Whey Protein com a construção muscular e aumento de força. A grande verdade é que para construir músculos, você precisa de um “balanço proteico positivo.” Isso significa que a síntese de proteínas do seu corpo precisa ser maior do que a destruição do músculo causada pelo exercício. Caso contrário você irá catabolisar seus musculos e perder massa magra.

REDUÇÃO DO APETITE
O Whey pode ajudar a reduzir a fome. Pesquisadores australianos fizeram um teste com 28 homens obesos que consumiram quatro tipos de bebidas diferentes. Aqueles que consumiram uma bebida contendo 50 gramas de soro de leite reduziram significativamente seus níveis de grelina (um hormônio que diz ao seu cérebro que você está com fome) até quatro horas depois.

MELHORA O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Você anda com a imunidade em baixa? Pesquisadores descobriram que pessoas do sexo masculino envolvidos na atividade aeróbica intensa sofreram uma redução significativa dos níveis de glutationa, que pode impactar em questões no sistemas nervoso, gastrointestinal e imunológico. Eles também descobriram que a suplementação com a proteína de soro de leite os participantes tiveram uma redução na queda dos níveis de glutationa. Ou seja, se você é como eu que gosta de fazer algumas sessões de cardio prolongadas mas não quer correr o risco de uma queda na imunidade, o whey pode ser uma boa!

DIMINUIÇÃO DO STRESS
Como anda seu stress? Alguns estudos realizados na Holanda descobriram que pessoas que consumiram proteína de soro de leite apresentaram menos sintomas de depressão e com um humor melhor do que aqueles que não o fizeram.

MUITO MAIS
Existem muitos estudos que apontam para diversos outros benefícios do Whey protein, como a diminuição dos sintomas de HIV, diminuição nos triglicerídeos, diminuição do colesterol total e aumento do HDL (colesterol bom), auxilia no tratamento de câncer, Ação antioxidante, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário