Esta dúvida é bastante frequente quando o objetivo do treinamento é a redução de gordura corporal. Então, o que é melhor? Se dedicar à musculação ou realizar somente aeróbico?
O exercício muito leve (por ex: caminhada ) proporciona uma queima de gordura igual ao estado de repouso. O exercício leve (caminhada rápida ou corrida lenta) proporciona uma queima calórica maior, sendo a queima da gordura predominante em relação à glicose. Exercícios moderados (corrida acelerada) proporcionam um gasto calórico ainda maior, porém, a queima de gordura diminui e a de glicose aumenta.
Fica comprovado, então, que aumentar a intensidade do exercício não proporciona maior queima de gordura.
Para que a queima de gordura seja otimizada, o exercício deverá ter uma duração maior, e não ser muito intenso. O tempo ideal de execução gira em torno de 60 minutos e a perda de gordura em torno de 50 gramas (300 calorias).
Como saber a faixa correta de intensidade? O exercício deverá ser confortável, e você conseguirá conversar, falar, cantar, etc. sem ficar ofegante.
A musculação é uma atividade de caráter anaeróbico, ou seja, de alta intensidade/esforço. O consumo de glicose durante o treino é muito maior que o de gordura, porém, cada quilo de músculo ganho proporciona um aumento da taxa metabólica basal em aproximadamente 50 a 100 calorias. Quanto maior esta taxa, maior o gasto energético do corpo para se manter em repouso.
Supondo um aumento de dois quilos de musculatura, a taxa metabólica aumentará em 100 a 200 calorias por dia. Além disso, realizando exercícios aeróbicos todos os dias por uma hora, o acréscimo será de mais 300 calorias/dia, totalizando um gasto extra de 500 calorias aprox.por dia.
Concluindo, sem dúvida o melhor é dedicar-se às duas modalidades em conjunto (musculação + aeróbico), juntamente com uma dieta adequada e suplementação direcionada para cada caso.
Fonte: Dr. João Ricardo Aguiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário