sexta-feira, 24 de outubro de 2014

TODO AÇÚCAR É VILÃO?



A pergunta não deveria ser bem essa, mas sim, qual açúcar é o menos vilão. As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação. Apesar de estes aditivos deixarem o produto com uma aparência muito bonita, eles também “roubam” a maioria dos nutrientes. Só para dar um exemplo, em 100g de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22mg de fósforo e 346mg de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, encontramos no máximo 2mg de cada um desses nutrientes.

A matéria-prima do açúcar é a cana. Antes de chegar à mesa, o vegetal passa por diversas etapas de fabricação. Primeiro é moído para extrair o caldo doce, depois começa a purificação, em que o caldo é aquecido e filtrado para eliminar as impurezas. Em seguida, o caldo é evaporado, vira um xarope e segue para o cozimento, onde aparecem os cristais de açúcar. Por último, os tipos mais brancos de açúcar ainda passam pelo refinamento, quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar o gosto e o aspecto. Além da cana, há açúcar nas frutas e no milho (a frutose) e no leite (a lactose). A beterraba é outra fonte de açúcar, mas tem um processo de extração diferente.
Para que você possa conhecer os principais tipos de açúcar, vamos falar rapidinho sobre os principais para que você possa saber o que escolher.

Açúcar Refinado
Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto muito branco. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais minerais, deixando apenas as “calorias vazias” (sem nutrientes). EVITE!

Açúcar de Confeiteiro
Os cristais possuem aspecto fino semelhante a talco. Este produto é obtido pelo refinamento sofisticado através de peneiragem para obter os minicristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para evitar que os minicristais se juntem novamente. Este açúcar possui um alto índice glicêmico (capacidade de o alimento elevar os níveis de glicose sanguínea). EVITE!

Frutose
É o açúcar extraído das frutas e do milho e possui um valor mais elevado que os demais. Sem precisar de nenhum aditivo, a frutose é cerca de 30 vezes mais doce que o açúcar comum, mas ela é muito calórica e sem muito valor nutritivo. CONSULTE SEU NUTRICIONISTA!

Açúcar Cristal
É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira “só” 90% dos sais minerais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces, EVITE!

Açúcar Orgânico
É um tipo muito diferente de todos os outros açúcares, pois não são usados ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção nem do plantio. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante do açúcar branco, ou seja, também possui alto índice glicêmico. EVITE!

Açúcar Mascavo
É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Também possui alto índice glicêmico, por isso EVITE!

Açúcar Light
Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder adoçante. Um cafezinho só precisa de 2g de açúcar light para ficar doce, contra 6 g de açúcar comum. Por isso, que quem consome o açúcar light ingere menos calorias. Pacientes hipertensos precisam ter cuidado com uso deste açúcar devido a presença de sódio no produto. USE MODERADAMENTE!

Açúcar Demerara
Também usado no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros, porém um dos melhores a serem usados. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo. Entre os açúcares mais em alta, este é usado em muitas preparações saudáveis. Porém também deve ser usado moderadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário