O sono é uma questão que pode parecer trivial, e geralmente sua importância passa despercebida. Porém, uma boa noite de sono é um fator fundamental em diversos processos:
- Diminuição do foco mental
Um dos maiores problemas da privação do sono é o aspecto mental. Estudos têm demonstrado que apenas uma noite mal dormida pode afetar sensivelmente seu foco mental e disposição para realizar tarefas difíceis e que exijam concentração.
- Queda no desempenho físico
Durante o sono, ocorre a recuperação nos níveis de energia, e a diminuição da fadiga muscular. Sem o repouso adequado, o corpo não completa essas tarefas, levando o cansaço para o dia seguinte.
- Recuperação muscular prejudicada.
Não ganhamos músculos no treino, mas sim no tempo de descanso. E o sono é exatamente o período que o corpo mais usa para recuperar os tecidos musculares rompidos no treinamento, e criar tecidos novos e mais fortes.
- Níveis hormonais comprometidos
Privar o seu corpo do sono também pode prejudicar o funcionamento dos hormônios mais importantes para construir músculos ou queimar gordura. Estou falando especificamente de hormônios como o cortisol, testosterona, insulina e hormônio do crescimento - GH (lembra o que sua avó dizia? “criança que dorme tarde não cresce” ; pois é, ela tem razão!
Listados os malefícios que a privação de sono pode causar, veja os benefícios de uma rotina regular e positiva de sono:
- Aumento do foco mental e energia
- Melhora da força muscular
- Permite que o corpo reconstrua as fibras musculares
- Permite a recuperação adequada entre os treinos
- Diminui os níveis de cortisol
- Aumento dos níveis de testosterona
- Aumento dos níveis de HGH
- Diminui a resistência à insulina
Durma bem!
Foto: Instituto Nacional de Ciências Médicas Gerais
Anderson Araújo/CB/D.A Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário