sábado, 17 de maio de 2014

Por que tomar água com limão?

por
Dra. Carolina Umpierre

Muitos pacientes se surpreendem com a recomendação de tomar água com limão em jejum para diminuir a acidez do organismo. Ocorre que nosso corpo necessita de um pH sanguíneo levemente alcalino para conseguir manter suas funções biológicas em perfeita harmonia. No entanto, o estresse, envelhecimento, poluição e alimentação errada causam um acúmulo de ácidos no organismo, o que colabora para o desenvolvimento de doenças crônicas, acúmulo de toxinas (principalmente no tecido adiposo), retenção de líquidos, ganho de peso e envelhecimento.
Alimentos formadores de ácidos
Qual a solução? Para equilibrar e melhorar a saúde, diminuir a retenção de líquidos, eliminar toxinas e o acúmulo de gordura, devemos tornar nosso pH mais alcalino através da alimentação. É preciso evitar ao máximo alimentos que produzem ácidos, como café, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sal, açúcar, carnes, leite e derivados (queijo, creme de leite, manteiga, nata), farinhas e produtos de panificação, doces, óleos, peixes, geleias, chocolate, ovo, adoçantes e alimentos industrializados, diet e light. Tente limitar a ingestão desses alimentos a 20% da sua dieta.
Alimentos que aumentam o pH
Além disso, aumente o consumo de alimentos alcalinos para 80% da sua dieta. Os alimentos mais alcalinos são aspargo, lentilha, cebola, brócolis, limão, mamão, lima, melão, abacaxi, nectarina, couve, alho, chá verde, castanhas, maçã, espinafre, salsa, cereais integrais, azeite de oliva, stévia, abóbora, beterraba, alface, abobrinha, batata doce, figo, kiwi, amoras, pêra e, claro, a água com limão. Cuide também o pH da água que você consome, dê preferência a água mineral com pH maior que 8, obviamente sem gás. Logo você perceberá benefícios em sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário